Qual objetivo da comunicação institucional: Comunicação Institucional tem como principal objetivo tornar comum aos públicos, o conceito, a cultura e a personalidade da empresa através do intercâmbio de informações. E quando uma a organização desenvolve uma estratégia de comunicação institucional ela consegue unir os seus interesses mercadológicos aos de uma reputação estruturada, obtendo assim, clientes internos informados e público externo satisfeito.
A Comunicação Institucional é uma área da comunicação integrada, responsável pela construção da identidade, imagem e divulgação da empresa para os públicos interno e externo. Através dela é possível, por meio de planejamentos, implementações, gerenciamento e uso de tecnologias, estruturar toda a comunicação da organização.
Serviços oferecidos pela estratégia da comunicação institucional:
Atualização de Conteúdos – Produção e manutenção de conteúdos em sites, portais e outras plataformas digitais.
Comunicação de Eventos – Promoção de seminários, reuniões e outros acontecimentos que aumentam a interação com o público alvo.
Projetos de Comunicação – Elaboração de projetos de comunicação específicos para cada público.
Planejamento de Política de Comunicação – Realização de diagnóstico ao nível da comunicação interna e externa, para elaborar o melhor projeto de comunicação para a organização.
Produção de publicações – Produção de documentos técnicos, manuais, jornais, revistas e outras publicações de apoio à comunicação.
Produção de Newsletters – Produção em formato digital e/ou papel, com elaboração textual e gráfica.
Qual objetivo da comunicação institucional?
Em geral a comunicação institucional é a área responsável pela criação e fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).
Quais são as ferramentas mais comuns em uma comunicação institucional?
No caso da comunicação com o público externo, a produção de conteúdo, gestão e gerenciamento das redes sociais, de blogs e sites institucionais, campanhas e ações de comunicação e marketing digitais, eventos de lançamento, relacionamento e atendimento à imprensa, produção de vídeos institucionais, além de canais que possibilitem o relacionamento direto com clientes são alguns exemplos dessas ferramentas.
O desafio sempre é alinhar as estratégias de comunicação tanto para os funcionários da empresa quanto para a sociedade em geral. Para isso, é preciso desenvolver estratégias que alinhem a cultura organizacional ao discurso da empresa para que seus objetivos, metas, valores sejam conhecidos por todos, bem como os resultados alcançados.
Em resumo
As principais ferramentas para a comunicação institucional envolvem projetos, planejamentos e campanhas da instituição tanto para o público interno quanto ao externo. Para comunicação interna, por exemplo, são utilizados jornais, murais informativos, revistas, vídeos institucionais, banners, flyers, além das redes sociais e tv’s corporativas.
O profissional de comunicação institucional pode ainda ser responsável por diversas produções e gestão de conteúdo dentro da organização, como jornais, revistas e boletins corporativos, além das redes sociais e vídeos institucionais. Além de tudo isso, esse especialista é apto a atuar com a gestão de crises e cuidar de iniciativas de responsabilidade socioambiental, por exemplo.
Conheça algumas áreas em que nossos profissionais da assessoria de imprensa podem atuar:
- Relações Públicas.
- Comunicação Social.
- Jornalismo.
- Jornalismo Empresarial.
- Assessoria de Comunicação.
- Assessoria de Imprensa.
- Propaganda Institucional.
- Identidade Corporativa.
Se você esta buscando ter uma comunicação institucional de resultados a PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação, conta com uma equipe que irá traçar a melhor estratégia para sua marca atingir níveis mais elevados de publico e conversão.