Comunicado de imprensa, boletim de imprensa ou press release é um comunicado feito por uma pessoa ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático para impulsionar sua marca ou perfil.
O comunicado de imprensa é atualmente uma ferramenta eficientíssima no exercício do jornalismo de marca, cada vez mais utilizado em muitas estratégias de marketing de conteúdo.
Devidamente otimizado, a pensar na indexação pelos motores de busca digitais, o press release multiplica o alcance do esforço comunicacional de empresas e marcas junto do público e exponencial a sua notoriedade.
O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail.
Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta.
No dia a dia das assessorias de imprensa, o press release é a forma mais prática e informativa de divulgar um dado relevante para os jornalistas. Em uma ou duas laudas, o assessor pode expor um evento que acontecerá, o lançamento de um produto ou algo importante sobre o cliente.
A produção do press release não é a única função do assessor. Depois de enviar a matéria, o comunicador também deve fazer o follow up, isto é, ligar para o jornalista, para saber se recebeu a mensagem e se tem interesse na pauta.
Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto.
Nestes casos, o redator entra em contato com a assessoria de imprensa buscando um porta-voz da empresa ou mais informações. Comunicado de imprensa (Press Release)
Uma nota à imprensa é uma notícia curta (uma nota) que uma pessoa, empresa ou outra organização envia aos jornais e revistas (a imprensa) e também às televisões e rádios. A imprensa não tem qualquer obrigação de publicar essas notas na íntegra (ou as televisões e rádios de as ler), e creio que nem é muito comum fazerem-no.
Mas podem, se as acharem interessantes, usá-las nas suas notícias. Por exemplo, no excerto que tu apresentas do artigo, o jornalista citou parte da nota, e no resto do artigo cita ainda outras partes.
O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta.
Além disso, como a comunicação está cada vez mais multimídia, a tendência é que os releases incluam outros tipos de dados. Se o texto for focado na divulgação de um evento, por exemplo, o assessor pode inserir vídeos para ilustrar melhor.
Os links também são muito importantes, pois ajudam nas estratégias de marketing digital da empresa e otimização (SEO) de seu site. Quando uma página é citada diversas vezes em outros sites, isso é bem visto pelos buscadores, que a fazem aparecer na frente.
Nós da PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação iremos te passar de forma explicativa os passos de elaboração de releases e divulgar junto a imprensa para tornar sua marca ou perfil cada vez mais conhecida na mídia.