O que é distribuição do release para a imprensa? Qualquer empresa ou marca, ainda que pequena, precisa se manter presente na mídia. Para isso, deve ter como estratégia a distribuição de comunicados de imprensa. A distribuição destes comunicados é um via de mão dupla já que os jornalistas e seus veículos também precisam de pautas e fontes para realizarem o trabalho de forma ampla e profunda.
Os comunicados de imprensa são enviados para jornais, revistas, rádio e TV e, ainda, publicações setoriais como indústria ou associações comerciais. Hoje em dia, o release também é enviado para influenciadores com objetivo de ajudá-los a produzirem conteúdos, mas nunca o alvo é o consumidor final. São os jornalistas e os veículos de comunicação que verificam se a pauta é relevante ou não para os seus leitores.
A distribuição pode alcançar apenas a cidade, o estado ou um número limitado de sites de notícias. Isso, claro, custaria menos. Quanto mais abrangente a distribuição, como atingir a mídia nacional e internacional, maior será o investimento e maior será o tempo para fazer a checagem (follow up) e o clipping.
Com vários comunicados de imprensa é possível ganhar atenção da mídia a médio prazo. Pautas com foco no setor em que a empresa atua podem gerar oportunidade da empresa tornar-se fonte. Por isso, a distribuição de comunicados de imprensa é um investimento necessário para criar diálogos desenvolver a imagem da marca. O que é distribuição do release para a imprensa?
Como estruturar os releases
Primeiro passo
Garanta que o conteúdo exposto no material se trata de um assunto relevante e, que acima de tudo, seja de interesse público. Isso quer dizer que o release sempre vai chamar e reter atenção dos jornalistas por meio da qualidade daquilo que está sendo comunicado em seu contexto, além, claro, se possui relação com a editoria em que eles atuam.
Para garantir que o primeiro passo seja dado com precisão, é preciso apresentar detalhes sobre o tema discorrido, a fim de fornecer elementos pertinentes à imprensa. A sua pauta deve trazer algo novo, algum enfoque diferente. Isso é uma característica fundamental que brilha os olhos de qualquer jornalista.
Um release deve ser escrito como uma notícia. Portanto, não utilize adjetivos em excesso para “qualificar” seu produto na tentativa de mostrar suas qualidades e benefícios, tampouco produza um texto com caráter publicitário.
Segundo passo
Se atente ao título da notícia. Sabemos que, atualmente, os conteúdos são consumidos de forma muita rápida, com uma leitura dinâmica. Por isso, se a chamada principal, principalmente a que vai no assunto do e-mail, não for atrativa, dificilmente o restante do material será analisado.
Procure contextualizar e resumir ao máximo o que será discorrido no restante do material com palavras chaves e gatilhos mentais. O título precisa empregar exatamente aquilo que será lido abaixo.
Terceiro passo
Elabore o primeiro parágrafo de forma prática e objetiva. É preciso entregar as principais informações logo de cara. E como fazer isso? Utilize a técnica da pirâmide invertida. Assim, você garante que todas as dúvidas sobre do que se trata esse conteúdo sejam sanadas.
Essa primeira parte do texto, conhecida como lead (ou lide), é destinada justamente para fornecer as informações acerca do tema e adiantar o que será tratado no restante do texto.
Para cumprir essa missão, é preciso responder alguns requisitos de praxe. Para isso, utiliza-se o método conhecido pelo acrônimo 5W1H, responsável por apresentar as perguntas e respostas que devem ser feitas em qualquer relato.
- O quê? (What?)
- Quem? (Who?)
- Quando? (When?)
- Onde? (Where?)
- Por quê? (Why?)
- Como? (How?)
Com os primeiros passos estruturados, o importante é prosseguir redigindo as principais informações de forma clara e objetiva, sempre. Procure utilizar dados, fontes relevantes e, se for o caso, cabe inclusive a fala de algum executivo da organização.
Não existe um modelo padrão em relação ao tamanho do texto, tampouco uma quantidade mínima ou máxima de caracteres. É preciso, claro, ter bom senso nessa hora. O mais importante é ser sucinto na elaboração do release, fornecendo todas as informações pertinentes em um curto espaço.
Não esqueça de disponibilizar os contatos dos responsáveis pelo material ao final de cada conteúdo. Afinal, se determinado jornalista se interessar pela pauta, certamente entrará em contato para obter mais informações sobre o tema e até mesmo esclarecer eventuais dúvidas com a fonte.
Antes de distribuir o seu release, quando trabalhamos com conteúdos para sites e blogs, um fator que é preciso levar em consideração é otimizar o seu texto para SEO (Search Engine Optimization).
Os conteúdos otimizados têm mais chance de ocupar as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google e Bing, o que garante que mais pessoas possam acessá-los.
Por isso, antes de redigir seu texto, faça uma pesquisa de palavras-chave (você pode usar o planejador de palavras-chave do google) para focar o seu conteúdo a assuntos de interesse do seu público, deixe os títulos atrativos, insira links que possam ser úteis a quem está lendo, facilite a leitura do texto com subtítulos e tópicos e, o mais importante: torne o release um texto indispensável para solucionar os problemas do leitor.
Com esses detalhes, você aumenta as chances do seu texto ser localizado, depois que os desafios da distribuição e publicação forem superados.
Por conta de todos esses detalhes, resolvi listar algumas plataformas que auxiliam na distribuição de conteúdo e assim, ajudam a automatizar alguns processos para que o assessor de imprensa ou responsável pela estratégia de conteúdo possa obter mais resultados e focar seus esforços no que importa, produzir conteúdo de qualidade.
Distribuição do release para a imprensa
Em geral, os comunicados de imprensa são distribuídos via e-mail. Com isso, é válido ressaltar a grande concorrência que existe na caixa de entrada dos jornalistas. Os profissionais recebem centenas de releases diariamente.
Por isso, se faz necessário também utilizar algumas técnicas para obter um resultado melhor. O título do e-mail é extremamente importante. Entre as inúmeras mensagens não lidas, você precisa se destacar com a melhor chamada possível.
Uma pesquisa realizada pelo próprio Comunique-se, sobre as melhores práticas para se relacionar com a imprensa, aponta que e-mails com títulos de até 50 caracteres possuem uma taxa de abertura maior, quando comparado a títulos mais extensos.
Outra comprovação que a objetividade é o caminho ideal para alcançar o resultado desejado – que é a publicação e veiculação da notícia na mídia.
O mais importante para construir autoridade — e se tornar fonte de jornalistas — é a consistência. A PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação faz este trabalho de releases com pautas relevantes e distribuídos com frequência demonstram que a a empresa é capaz de contribuir para atualizar leitores e/ou fazer análises do mercado.