Produção de conteúdo para sites e blogs: Se você possui um website com páginas institucionais e/ou de serviços, podemos te ajudar a criar conteúdos de qualidade, interessantes e adequados para o seu público-alvo, pois temos uma equipe de redatores expert nisso.
Quais são os conteúdos digitais?
- Infográficos.
- Vídeos.
- Artigos.
- Imagens.
- Postagens em redes sociais.
- Lives em redes sociais.
- Podcasts.
- Ebooks.
Qual é a estratégia por trás de um conteúdo?
Antes de começar a escrever, é preciso saber para quem escrever, sobre o que escrever e onde escrever.
Estes pontos são reunidos na estratégia que é formada por: persona, jornada de compra e canais digitais. Vejamos agora cada um deles.
Persona
A buyer persona é um personagem semi-fictício que representa o seu público-alvo. Em outras palavras, é a representação do seu cliente ideal.
Já tive clientes que me perguntaram — e até mesmo relutaram — em criar a persona por pensar que ela limita o público com o qual vamos nos comunicar. Porém, o que ocorre é justamente o contrário.
Quando um público é muito vasto, sendo formado, por exemplo, por pessoas jovens e idosas, é difícil definir a linguagem dessa comunicação.
Afinal, o texto deve trazer uma linguagem mais jovial com um “e aí, beleza” ou mais formal com um “estimado senhor”?
A persona traz o meio termo de modo a conseguir atrair o seu público por mais amplo que seja a partir de suas características, dores e amores em comum.
Jornada de compra
Quando me mudei do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, a fim de trabalhar na Rock Content, não tinha onde morar e tive de buscar um lugar.
Vi várias opções até que, finalmente, encontrei uma localizada num bairro seguro, tranquilo e de fácil acesso ao centro.
Este é um exemplo da jornada de compra pelo qual todo cliente passa: desde a compra de um simples pão de queijo, até a aquisição de um imóvel.
Ela também é conhecida como funil de vendas, pois representa todas as etapas da compra de acordo com estágios do funil: topo (em que a persona descobre ter um problema), meio (em que procura soluções para esse problema) e fundo (em que, por fim, descobre quem pode solucionar esse problema).
Ok, mas o que isso tem a ver com texto? Bom, conteúdos num blog não são apenas textos bem escritos, mas sim peças de uma estratégia de marketing digital.
Por isso, cada texto deve ser escrito com uma intenção específica de atrair visitantes por meio de um problema no topo do funil, engajá-los por meio de dicas no meio do funil e convertê-los em vendas no fundo do funil.
Canais digitais
De que adianta, por exemplo, escrever o melhor conteúdo do mundo no Instagram se a sua persona está no LinkedIn?
Acredite, este é um erro comum cometido por profissionais que querem fazer um “marketing bonito”, atirando para todos os lados, em todos os canais, em vez de estratégico — ou seja, produzindo conteúdos nos canais certos.
Por isso, antes mesmo de redigir o primeiro parágrafo de um texto, descubra em quais canais a sua persona está presente: redes sociais, fóruns, grupos, listas de discussão etc.
Quando falamos de conteúdo em texto, o blog é o canal principal. Por isso, é muito importante que ele seja o pilar da sua estratégia de conteúdo enquanto os demais canais — redes sociais, e-mail, e afins — sejam os seus canais satélite.
Como funciona a nossa produção de conteúdo para sites e blogs?
A produção de conteúdo para sites e blogs está relacionada à criação de materiais como textos para site e/ou blogs e newsletters. Com o objetivo de fornecer informações relevantes para o seu determinado público e potencializar as suas ações de Inbound Marketing.
Um bom conteúdo para o site e blog permite que os visitantes que estão à procura de assuntos relacionados ao seu segmento, consigam visualizar em primeira página o seu website nos buscadores de pesquisa.
Produção: diretrizes para a criação do artigo
Título
- Parte mais importante, pois é fator decisivo para despertar o desejo de ler o texto.
- Principal informação para os buscadores (Google, Bing, etc) ranquearem o texto.
- Crie vários títulos, de 5 a 10. Leia e releia. Aprimore. Enfim, escolha o melhor.
- Jogue o título no Google e simule buscas, para entender a quantidade de conteúdos semelhantes, e quem serão seus concorrentes nas buscas orgânicas.
Imagem destacada
- É a imagem que aparece no topo do artigo, e também utilizada para compartilhar o conteúdo nas mídias sociais.
- Utilize imagem sem edição para parecer mais natural, uma notícia.
- Opte por imagem editada quando quiser associar o conteúdo a uma marca, ou uma série de informações, como fazemos aqui neste guia.
Imagens dentro do conteúdo
- Usar infográficos ou imagens ilustrativas ao longo do texto é um excelente recurso.
- Ajuda a ilustrar e explicar a mensagem.
- É utilizada pelo Google para reforçar a indexação
Introdução
- Parte inicial do conteúdo
- Cerca de 1 a 2 parágrafos (máximo de 100 palavras). Atenção especial para os primeiros 150 caracteres.
- Desperte a atenção e retém o leitor.
- Crie uma empatia com o leitor sobre uma situação que ele se identifique
Desenvolvimento
- Corpo do conteúdo, que gera valor para o leitor. Separe em tópicos, com títulos e subtítulos para organizar e facilitar a leitura.
- Cerca de 2 a 4 parágrafos por H2 (subtítulos) que devem ser usados para responder aos tópicos ou o tema proposto.
Conclusão
- Cerca de 1 a 2 parágrafos.
- Reforça a mensagem principal.
- Relembra o que o texto entregou de valor.
- Por fim, convida para uma ação. (CTA), direcionando o leitor para o site, e-commerce ou landing page relacionada à solução apresentada no texto.
- Quando o texto for mais extenso, pode ser inserida a CTA também na metade do mesmo.
Por isso, a Prestadora de Serviços Web é especializada em utilizar estratégias que potencializam essa procura do site por meio de conteúdos qualificados e relevantes. Em meio a nova era digital, um bom conteúdo é essencial para ganhar destaque perante os concorrentes de seu segmento e acompanhar as estratégias de Marketing Digital.